A reumatologia está em evolução constante no que diz respeito às pesquisas e medicamentos para as doenças autoimunes sistêmicas - também conhecidas como doenças reumáticas. A Roche lidera alguns dos avanços na área, impulsionada por seus investimentos focados em melhorar a qualidade de vida dos portadores de doenças reumatológicas.
A artrite reumatoide – complicação autoimune que faz com que o sistema imunológico ataque as articulações – atinge cerca de 1% de toda a população mundial, segundo estimativas publicadas pela National Rheumatoid Arthritis Society As opções de tratamento oferecem alívio para os desconfortos e evitam a progressão da doença. Uma série de pesquisas da Roche mostrou que a remissão da artrite reumatoide pode ser alcançada.
A artrite idiopática juvenil (AIJ) normalmente atinge crianças e jovens de até 16 anos, provocando febre, erupções cutâneas e dores nas articulações. Estima-se que a prevalência desta forma de artrite seja de 16 a 150 casos por 100.000 crianças/ano no Brasil, de acordo com dados nacionais. Apesar de ainda não existir cura para a doença, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são aliados importantes para a remissão e controle da AIJ.
A Roche desenvolveu, em parceria com a Chugai (empresa japonesa pertencente ao Grupo Roche), uma opção de tratamento que demonstrou, em estudos clínicos, deter o avanço e os sintomas deste tipo de artrite.
Referências