"Nunca deixe para amanhã o que pode fazer hoje." Embora seja comum se usar essa frase como uma técnica de motivação, o sentimento também se aplica ao diálogo médico-paciente sobre doenças crônicas, tais como a diabetes. As pessoas que sofrem de diabetes são frequentemente sobrecarregadas com muitas dificuldades e priorizam os problemas de saúde que conseguem ver e sentir no presente, deixando de lado os problemas que irão afetá-las no futuro.
Se você tem diabetes, você já deve saber que é preciso ter um pouquinho mais de atenção e cuidado para manter a saúde dos seus olhos. Talvez você também já saiba que certos problemas nos olhos associados à diabetes podem resultar na perda da visão. Mas o que talvez você não saiba é que uma condição chamada edema macular diabético (EMD) é uma das principais causas de cegueira em pessoas com diabetes.
O EMD, que resulta do dano aos vasos sanguíneos do fundo do olho, é um problema grave que, se não for tratado, pode evoluir para cegueira. Embora qualquer pessoa com diabetes tenha risco de desenvolver EMD, o seu risco poderá ser maior se você já tiver diabetes há mais de 10 anos, ou se você costuma ter, com frequência, níveis elevados de açúcar no sangue ou glicose alta no sangue em jejum.
Como o EMD é frequentemente assintomático, o único meio de detectá-lo é pelo exame anual da retina ou fundo de olho, com a pupila dilatada. Embora esse exame de rotina possa ajudar você a cuidar dos seus olhos e evitar a terrível perda da visão, uma em cada quatro pessoas não comparece para o exame anual da retina, o que acarreta risco de perda da visão.
Para entender melhor por que as pessoas nem sempre recebem os cuidados essenciais de que necessitam, fizemos uma parceria com a Diabetic Connect, a maior rede social on-line do mundo para pessoas e famílias que vivem com diabetes, e fizemos uma pesquisa com 1.674 pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2. A pesquisa identificou uma lacuna significativa no entendimento sobre diabetes e perda da visão, e esclareceu a importância de se educar as pessoas que sofrem de diabetes a respeito do exame anual da retina.
Veja alguns resultados da pesquisa:
A Roche tem uma missão de mudar a maneira pela qual as pessoas com diabetes pensam sobre seus olhos. Diversos profissionais de saúde desempenham um papel importante para mudar as percepções dos pacientes. Incentivamos todos eles a agirem agora.
A mensagem é simples. “Não espere” — uma atuação precoce pode prevenir a perda da visão. Incentivamos as pessoas com diabetes a priorizarem os seus olhos e a protegerem a sua visão, comparecendo a uma consulta anual com um oftalmologista especializado para fazer o exame da retina.
Continuaremos nos concentrando em entender melhor as necessidades das pessoas com risco de EMD. E continuaremos enfatizando a importância da saúde ocular. Junte-se a nós. Divulgue o assunto e ajude as pessoas a protegerem a visão.