A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o dia 25 de novembro como o Dia Nacional do Doador de Sangue com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a falta de sangue nos bancos e agradecer àquelas que já doam. A escolha da data se deu pelo fato de esta ser uma época muito próxima de festividades tradicionais, como Natal, comemorações de final de ano e Carnaval, um período em que os números de doações caem significativamente. Assim, na semana desta data, todos os hemocentros reforçam a importância da doação, um gesto de amor que pode salvar até 4 vidas. Cadastre-se na salvovidas.com, a rede online de dadores de sangue, para ser avisado quando alguém da sua região precisar do seu tipo sanguíneo.
Neste ano, um outro motivo que tem contribuído para a queda de mais de 50% nas doações de sangue em diversas regiões do país é a pandemia da Covid-19.
Apesar das medidas de isolamento social adotadas, os hemocentros e hospitais precisam continuar realizando coletas de sangue. Para facilitar o processo, a SaveLivez, startup incubada na Eretz.bio, ecossistema de inovação e empreendedorismo do Einstein, tem usado a ciência de dados e a tecnologia para conectar doadores e hemocentros de forma mais rápida, prática e segura por meio da plataforma SalvoVidas.com, apoiada pela Roche.
A plataforma on-line faz o rastreio e monitoramento dos níveis e necessidades de estoque de bancos de sangue espalhados por todo o país e entra em contato com os possíveis doadores para realizar o agendamento da coleta no hemocentro mais próximo de sua residência. Para colaborar com a iniciativa, basta se cadastrar no site SalvoVidas.com, informar seu tipo sanguíneo e a cidade em que deseja fazer a doação; com esse dados, a plataforma cruza com a demanda dos bancos de sangue locais e notifica conforme a necessidade.
Como medida de prevenção, o agendamento da coleta sanguínea é realizado por telefone – assim, o voluntário pode comparecer ao local de doação apenas na hora previamente marcada, evitando filas e aglomerações. Vale lembrar, também, que todos os bancos de sangue adotaram medidas preventivas ao contágio, como disponibilização de álcool em gel, distanciamento seguro e equipamentos de proteção individual aos profissionais.
Além de otimizar o processo de agendamento de doações, a SalvoVidas.com também se preocupa em equilibrar a oferta e demanda nos bancos de sangue. Com a análise de Data Science da plataforma, é possível direcionar o doador para hemocentros e hospitais que estejam com os níveis de estoque mais baixos, oferecendo ao sistema um processo mais assertivo e inteligente.
“A baixa adesão de doadores de sangue é um problema anterior à pandemia da Covid-19, mas que ganha contornos ainda mais críticos no contexto do isolamento social. Estimular o hábito de doar sangue é importante para equilibrar as reservas dos diversos bancos de sangue das cidades brasileiras e, por isso, a Roche apoia esta iniciativa”, afirma a Gerente de Patient Advocacy da Roche, Claudia Echeverria.
Para verificar se você está apto a doar sangue e tirar possíveis dúvidas, inclusive sobre a Covid-19, a plataforma disponibiliza a Livia.bot, uma assistente virtual. Clique aqui para saber mais.
Conectando praticidade, propósito e segurança, o projeto conta com a colaboração de todos. Cadastre-se na plataforma e ajude a transformar vidas!