Dentro de seus esforços globais para apoiar o controle da pandemia relacionada à COVID-19, a Roche atua junto com a Food & Drug Administration (FDA) para iniciar um estudo de Fase III que avalia a segurança e eficácia do tocilizumab, associado a terapia padrão, para o tratamento de pacientes adultos com pneumonia grave causada pela COVID-19, popularmente conhecida como coronavírus.
Nomeado COVACTA, o estudo utilizará o tratamento com placebo como braço comparador e será conduzido em parceria com as instituições Biomedical Advanced Research e Development Authority (BARDA), parte do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. A expectativa é de que a pesquisa se inicie o quanto antes, no início de abril, e envolva cerca de 330 pacientes de todo o mundo.
"Estamos iniciando esse ensaio para que possamos estabelecer melhor o papel potencial do tocilizumab no combate a essa doença. Nestes tempos sem precedentes, o anúncio de hoje é um exemplo importante de como a indústria e os reguladores podem colaborar rapidamente para lidar com a pandemia do COVID-19”, afirma Levi Garraway, MD, Ph. .D., Chief Medical Officer global da Roche"
Este é o primeiro estudo global de tocilizumabe para essa condição clínica. No início deste mês, o medicamento começou a ser investigado, de maneira isolada e independente, por diversas instituições, sendo incluso na sétima atualização do plano de diagnóstico e tratamento da COVID-19 na China. No cenário atual, ainda não existem pesquisas bem-controladas e há poucas evidências publicadas sobre a segurança e eficácia da terapia em pacientes com a COVID-19.
No Brasil tocilizumabe é aprovado pela legislação local apenas para o tratamento da Artrite Reumatóide. A Roche trabalha junto às autoridades de saúde em colaboração no enfrentamento e combate ao coronavírus.
Contatos para a imprensa
In Press Porter Novelli
Agência de comunicação da Roche Brasil