Adriana Mallet, médica e uma das idealizadoras da Saúde, Alegria e Sustentabilidade - SAS Brasil, startup social e itinerante que leva medicina especializada para cidades brasileiras com os menores Índices de Desenvolvimento Humano, é premiada como Empreendedora Social de 2022 durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O projeto conta com o apoio da Roche - empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico – desde 2014, quando as ações eram realizadas em paralelo à tradicional competição off road “Sertões”.
“Ninguém faz nada sozinho! É muito gratificante representar o Brasil neste evento, que reúne os maiores líderes globais. A parceria da SAS com a Roche é fundamental para o projeto ter esse alcance que conquistou ao longo dos anos. São muitos os desafios, mas juntos conseguimos diminuir as desigualdades sociais”, comenta Adriana.
Há nove anos, a Roche apoia a SAS Brasil com recursos financeiros, fornecimento de testes de diagnóstico e participação de colaboradores voluntários para que a startup social amplifique o acesso médico a cidades carentes. Uma iniciativa conectada à missão da empresa com a promoção do acesso à saúde por meio de soluções inovadoras e sustentáveis e que faz parte do compromisso da farmacêutica com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), validados pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Destaque para o ODS 3, que visa garantir a saúde e o bem-estar de todos - tema que compõe a Agenda 2030, ao lado da erradicação da pobreza, acesso ao saneamento, à educação e à água e integridade nos negócios.
Contribuir para o estabelecimento de uma sociedade mais desenvolvida e socialmente justa é o compromisso da Roche. Para a companhia, a promoção da saúde está diretamente ligada ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas. “Como direcionamento global, a empresa investe em iniciativas que geram valor duradouro e alto impacto para o ecossistema da saúde, sempre com um olhar muito humanizado para o cidadão, como é o caso da SAS Brasil. Por isso, ficamos felizes em ver um projeto apoiado pela Roche, desde o começo, sendo reconhecido internacionalmente em um dos eventos mais renomados do mundo”, afirma Patrick Eckert, Presidente da Roche Farma Brasil.
Devido a pandemia da Covid-19 e a necessidade de realizar o distanciamento social para prevenir a propagação da doença, a SAS Brasil precisou suspender os atendimentos médicos presenciais e desenvolver o seu próprio modelo de consulta por telemedicina, sistema que já vinha testando antes mesmo da pandemia ser uma realidade, como forma visionária de gerar mais impacto às comunidades desassistidas. O apoio da Roche contribuiu para que contêineres fossem transformados em consultórios médicos completos e com equipamentos de alta tecnologia, encurtando assim as distâncias entre o acesso à saúde especializada e comunidades. As Unidades de Telemedicina Avançada (UTAs) possuem toda a estrutura necessária para realizar atendimentos, exames e tratamentos resolutivos em diversas especialidades, como ginecologia, dermatologia, odontologia, oftalmologia e saúde mental.
As unidades percorreram diversas cidades brasileiras e com o apoio das Secretarias de Saúde locais, 10 mil pessoas foram beneficiadas e 625 pacientes retirados da fila do SUS. Além disso, profissionais da saúde dessas cidades foram capacitados para atenderem pacientes graves com Covid-19. “Estabelecer parcerias de valor, como essa com a SAS Brasil, faz parte do nosso propósito de fazer agora o que as pessoas precisarão no futuro, fortalecendo nossa crença de que somente atuando em rede junto a organizações que tenham as mesmas aspirações que as nossas será possível alcançar nossa ambição de não deixar nenhum paciente para trás”, conclui Eckert.
Mais que uma instituição de saúde do terceiro setor, a SAS Brasil é uma startup social que tem como missão conectar pessoas, inovação e propósito para promover soluções de acesso à saúde especializada no Brasil. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento. A partir de 2020, a SAS Brasil passou a atuar nos formatos presencial e remoto (com a liberação da telessaúde). Com isso, já são mais de 120 mil pessoas beneficiadas em mais de 200 cidades de 21 estados brasileiros. Para mais informações, acesse: